Sistema em funcionamento no Paraná desde novembro chegará a outros três Estados
Caixas de supermercado operados pelo próprio
consumidor devem chegar a cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato
Grosso do Sul em 2013. "Estamos em fase final de negociação com
varejistas grandes e menores. Teremos lojas em operação nesses locais
ainda no segundo semestre", afirma Claudio Reina, diretor da RMS,
empresa que instalou, em novembro passado, equipamentos pioneiros do
tipo em Londrina e Maringá (PR).
Nesses caixas, o cliente registra cada produto
pelo código de barras e em seguida o coloca na sacola, que fica apoiada
sobre uma balança para verificar se o peso corresponde ao do item, para
evitar furtos. Câmeras também são instaladas no local para reforçar a
segurança. Depois, o próprio consumidor faz o pagamento com cartão de
crédito ou débito.
De acordo com a RMS, o sistema diminui em
20% a 30% o tempo no caixa. Além disso, no espaço de dois caixas comuns
podem ser instalados quatro de autoatendimento.
A novidade é uma aposta do setor
supermercadista para diminuir as filas. "Os consumidores das classes C, D
e E passaram a usar caixa eletrônico, por isso acreditamos que o
brasileiro está aculturado para o self checkout
, afirma Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras). "Vimos também que o uso não é determinado pela
idade do cliente, mas pela pressa no momento da compra", diz.
'Sistema funciona bem fora do País'
No Paraná, o self checkout
foi adotado pela rede Super Muffato, que tem 40 lojas e 9 mil
funcionários. Em maio, a varejista irá estrear a tecnologia em outras
duas unidades no Estado, em Curitiba e Cascavel. No mesmo mês, uma loja
do grupo Comper em Campo Grande (MS) passa contar com o sistema. No
segundo semestre, a RMS afirma que a tecnologia deve chegar ao interior
de São Paulo e ao Rio Grande do Sul. "Ao todo, temos 20 contas em
negociação, em diferentes regiões do País", diz Reina.
O diretor da empresa trabalhou em Portugal e na Espanha por 20 anos com self checkout
– na Europa, essa forma de pagamento é mais comum do que na América
Latina. Em 2011, foi chamado para dirigir a área na RMS, que fornece há
22 anos sistemas informatizados para varejistas. "Agora teremos grande
foco na área do autoatendimento, porque sabemos que isso funciona bem
fora do País", afirma.
Em 2003, o Pão de Açúcar implantou o primeiro sistema de self checkout
brasileiro, numa unidade de São Paulo. O projeto se transformou no
Personal Shop, atualmente em funcionamento em quatro lojas da cidade,
que permite também escolher produtos e pode até entregá-los em casa,
após a compra.
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